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Transferência Telegráfica/Swift

SWIFT (Sociedade Mundial Interbancária Financeira de Telecomunicações) é um sistema computarizado através do qual os bancos a nível mundial se comunicam entre si de forma segura e padronizada.


Se o importador desejar transferir dinheiro através do SWIFT, o seu banco enviará uma mensagem padronizada ao banco do exportador, indicando o montante, moeda, detalhes do beneficiário, data valor e motivo da transferência. A mensagem SWIFT inclui ainda detalhes dos bancos intervenientes na transação.


As transferências telegráficas/SWIFT são seguras, padronizadas, relativamente menos caras e extremamente rápidas.


Principais características

  • As transferências telegráficas/SWIFT são seguras e padronizadas
  • São relativamente baratas e extremamente rápidas.;
  • São utilizadas para pagamento de importação de mercadoria e serviços;
  • Podem ser utilizadas para pagar despesas de hotel, aluguer de viaturas, turismo, propinas escolares, etc;
  • Devido a diferenças de fuso horário, os pagamentos devem ser instruídos com 2 dias de antecedência em relação a data de liquidação final ao beneficiário.

Qual é o custo?

Consulte o Preçário de Operações com Estrangeiro

Transferências telegráficas/perguntas mais frequentes

P: Qual é a documentação necessária para efectuar uma transferência telegráfica/Swift?
A documentação necessária depende do tipo de operação a efectuar. Para obter informação adequada consulte qualquer Balcão FNB ou a Direcção Internacional.

Contudo, deverá obter adicionalmente junto do beneficiário a seguinte informação:

  1. número de conta completo ou NIB/IBAN;
  2. nome completo do beneficiário conforme consta no banco;
  3. endereço físico do beneficiário;
  4. nome do banco do beneficiário;
  5. nome do Balcão ou código numérico do balcão;
  6. endereço SWIFT do banco do beneficiário;

Na eventualidade de o beneficiário não ser titular de conta bancária deverá facultar ao FNB a seguinte informação:

  1. nome completo do beneficiário conforme consta do Documento de Identificação ou Passaporte;
  2. número do Documento de Identificação ou Passaporte;
  3. nome do banco onde o beneficiário pretende levantar o montante a transferir;
  4. endereço SWIFT do banco onde o beneficiário pretende levantar o montante a transferir;
  5. nome do Balcão ou código numérico do balcão;


P: Quando é que o beneficiário vai receber o montante transferido?
Devido a diferenças de fuso horário e questões administrativas dos bancos intervenientes, tem sido prática do mercado financeiro internacional, efectuar as transferências com 2 dias de antecedência em relação a data de pagamento final ao beneficiário.


P: Para receber dinheiro proveniente do estrangeiro que informações devo facultar ao remetente?
Deverá facultar ao remetente o seguintes detalhes:

  • Nome, local de residência e número de conta ou NIB no FNB Moçambique
  • Endereço ou código SWIFT do FNB Moçambique que é : FIRNMZMX
  • Nome do banco correspondente do FNB Moçambique e respectivo endereço SWIFT, na moeda a receber ou a ser transferida (ver Lista de Bancos Correspondentes)

 

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