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Garantias bancárias

Uma garantia é um compromisso por escrito assumido por uma instituição (o Garante), em nome e a pedido do seu cliente (o Ordenador), de pagar uma quantia ou quantias até um determinado montante, à uma outra parte (o Beneficiário), se o ordenador não cumprir com os termos e condições do contrato celebrado entre as partes (ordenador/beneficiário).


A garantia, representa uma transferência de responsabilidade do cliente (ordenador) para o Banco, proporciona-lhe a rápida e segura concretização de importantes negócios.

Vantagens

- Garante a boa execução de contratos celebrados entre as partes;
- Reduz o risco;
- Confere segurança e conforto ao beneficiário na execução do contrato por parte do contratado.

A quem se destina ?

Intervenientes no Comércio Internacional e local não confiantes na boa execução de contratos pelas suas contrapartes podem recorrer à garantias bancárias.

Principais Características e Benefícios

- Instrumentos utilizados para celebrar contratos
- Requer mínima administração, uma vez emitida
- Dependendo da complexidade do texto, é normalmente fácil executar uma garantia
- Existem vários tipos de garantia, tais como garantias para concursos, garantias para o bom desempenho, garantias para pagamento antecipado, garantias de retenção, garantias para as Alfândegas, etc.

Qual é o custo ou retorno?

O custo varia em função do tipo de garantia solicitado e é negociado a quando do pedido de emissão.

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